O PROJETO

PREFEITURA MUNICIPAL DA SERRA
EMEF “NOVO HORIZONTE”

PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL


IDENTIFICAÇÃO: 4º ANO “C” MATUTINO
PROFESSORA DENIZE PIMENTEL LANNES CARLINI


TEMA: SUSTENTABILIDADE NAS RELAÇÕES HUMANAS NA ESCOLA PÚBLICA – TRABALHANDO VALORES HUMANOS

            Este projeto foi pensado a partir da necessidade de incentivar a boa convivência entre o público escolar em geral, incluindo-se alunos, funcionários, comunidade e meio ambiente escolar. Uniu-se à proposta de projeto de escola sustentável, recebendo apoio pedagógico e também apoio técnico em informática dos profissionais responsáveis. Também foi comunicado às famílias dos alunos da turma do 4º ano “C”, solicitando autorização e fazendo parcerias. A ideia é extrapolar o ambiente da sala de aula, através da internet, alcançando outras turmas, a comunidade local e um público ainda maior, pois o material exposto no blog da turma ficará disponível a todos os “internautas” interessados.
            O projeto será realizado ao longo do ano letivo de 2013.

JUSTIFICATIVA

            Na escola pública convivemos com a diversidade humana. Encontramos pessoas de diferentes origens étnicas, religiões, gostos musicais, etc. E para que essa convivência em um espaço comum seja “sustentável”, ou seja, para que possamos dividir o mesmo espaço com respeito a essas diversidades e também ao meio ambiente escolar, torna-se necessário que os valores humanos relacionados ao respeito, à justiça, à honestidade, à responsabilidade e à solidariedade sejam efetivamente e conscientemente exercidos.

OBJETIVOS GERAIS

  • Propiciar uma convivência sustentável no ambiente escolar;
  • Formar cidadãos conscientes e multiplicadores de valores relacionados ao respeito, à justiça, à honestidade, à responsabilidade e à solidariedade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer o conceito de sustentabilidade nas relações humanas;
  • Refletir sobre as atitudes cotidianas em relação ao outro e ao meio;
  • Exercer efetivamente e conscientemente os valores relacionados ao respeito, à justiça, à honestidade, à responsabilidade e à solidariedade;
  • Compartilhar os conhecimentos com a família, a comunidade local e aos usuários de internet que se interessarem;
  • Utilizar tecnologias de informática e internet com finalidades educativas e para expandir os conhecimentos adquiridos.



METODOLOGIA

ATIVIDADES

Criação do blog da turma para que todos possam se conhecer melhor, valorizando as características próprias de cada um, compartilhar ideias e divulgar os trabalhos realizados pelos alunos, permitindo inclusive aos pais acompanharem o desenvolvimento escolar de seu(a) filho(a);


Produção de texto:
Correspondência (carta e e-mail);
Texto dissertativo e argumentativo (publicados no blog da turma).
Texto de divulgação e convite para que a comunidade escolar possa visitar o blog da turma e participar com perguntas e opiniões;

Produção de material audiovisual como fotografias e vídeos curtos relacionados ao tema para publicação no blog da turma;

Momentos de confraternização: duas comemorações de aniversariantes semestrais com lanche compartilhado, valorizando o não só o indivíduo, mas também o grupo.

FECHAMENTO/CULMINÂNCIA

Sistematização do material produzido ao longo do projeto em uma apresentação de vídeo (movie maker);
Apresentação do vídeo para a comunidade escolar na mostra cultural da escola.

AVALIAÇÃO

Questionário on line no blog da turma (enquete).

BIBLIOGRAFIA

Curso Colaboração na Sala de Aula Digital
Editora Abril Educação e Intel Educar – Série Elementos.

ERICLYN, Lucas. Sustentabilidade não é só meio-ambiente. Tem a ver com legado e relações humanas. 28 de Novembro de 2011. Disponível em http://aiesecadventures.wordpress.com. Acesso em 29 de julho de 2013.

 

CARLINI, Denize Pimentel Lannes. Video aula “Eu, o outro e o Meio”, Projeto Gincana 2013. E vídeo aula “Estudante”, Projeto Correio da Amizade 2013. Espírito Santo, Vitória, 2013.




VEJA AGORA OS DOIS VÍDEOS QUE AJUDARAM NA INTRODUÇÃO DO PROJETO:



"Eu, o outro e o meio"





"Estudante"



6 comentários:

  1. Este projeto foi feito e inscrito para a MACC (mostra artística, Científica e Cultural)de 2013.
    Estamos empenhados a cumpri-lo...

    ResponderExcluir
  2. Assistam os vídeos que deram introdução ao nosso projeto... eles nos levaram a reflexão!

    ResponderExcluir
  3. esse videos servem de incentivo para nossas crianças, que elas possam assistir e refletir, e só assim no futuro teremos jovens e adultos melhores!!!! muito bom trabalho!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite sr Rodrigo! Esses 2 vídeos foram feitos por mim (professora) para outros projetos de outra escola, mas achei interessante passá-los para o 4º ano porque tinha tudo a ver com nossos trabalhos.
      Até 3ªf que vem pretendo publicar outro vídeo FEITO PELA TURMA DO 4º C! Será uma construção coletiva que queremos apresentar na mostra cultural da escola. Até lá!

      Excluir
  4. Parabéns, que trabalho maravilhoso, todos empenhados em um só objetivo,a valorização do ser humano.Lindo adorei...

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostou Jaque!
    Depois faremos uma enquete e contamos com sua participação...
    Bjm! ;)

    ResponderExcluir