Olá,
Sou a professora Denize e vou contar para vocês como nosso projeto foi idealizado e como está sendo conduzido.
Bem, começamos por pensar em nossas ações diárias, como estavam nossas aulas e principalmente nosso recreio (brincadeiras ofensivas, agressivas, falta de compreensão, de paciência, etc). Refletimos sobre isso e percebemos que precisávamos mudar algumas atitudes para que nossa convivência em um espaço público comum se tornasse mais "sustentável".
Estudamos alguns conceitos sobre valores humanos e os adaptamos, reorganizando nossas práticas e escolhemos trabalhar com aqueles que achamos importantes para nosso projeto: RESPEITO, HONESTIDADE, JUSTIÇA, RESPONSABILIDADE E SOLIDARIEDADE.
Passei um pequeno vídeo ("Eu, o outro e o meio", disponível na aba "O PROJETO") que fiz para um outro projeto da escola onde trabalho à tarde, mas que se encaixava bem com o nosso.
Mais uma vez debatemos, buscando exemplos no nosso dia-a-dia. Depois produzimos textos com nossas experiências e opiniões que serão publicados mais adiante.
Posteriormente passei um outro vídeo: "Estudante" (também já está disponível na aba "O PROJETO") falarmos sobre as responsabilidades que temos como estudantes e que precisamos ter dedicação, mesmo com algumas dificuldades e desafios.
Ah, ía me esquecendo... para proporcionar um momento de confraternização da turma resolvi organizar a "festa de aniversariantes do semestre" onde pudéssemos trabalhar juntos para a organização e arrumação de tudo, nos divertir e compartilhar (saber dividir) as "guloseimas"!
Hoje temos a prática de discutir todas as coisas que achamos necessárias para tentar resolver os conflitos!
Também procuro relacionar nossos conteúdos específicos das disciplinas com nosso projeto, como foi o caso do estudo de História do município da Serra: Insurreição de Queimados. Aproveitamos para falar sobre a crueldade que algumas são capazes quando se julgam superiores às outras!






Contamos a história da Insurreição de Queimados através de uma síntese em capítulos e fizemos desenhos desses capítulos.
O 4º ano "A" da professora Alexa também fez esse trabalho e nós faremos um mural na mostra cultura que acontecerá no dia 01 de outubro, na EMEF Novo Horizonte, a partir das 9h.
Quando finalmente tínhamos bastante material pronto, resolvi montar o blog de acordo com o que o tempo me permitiu... e assim que foram feitas as primeiras publicações, fizemos os convites para a comunidade escolar:







E AGORA OS TEXTOS DOS ALUNOS SOBRE VALORES HUMANOS
HONESTIDADE
O que é
Honestidade:
Honestidade é uma qualidade
de ser verdadeiro; não mentir, não fraudar, não
enganar. A honestidade é honra, uma qualidade da pessoa, ou de
uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo
que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em
tudo.
Relato
Um dia, na aula de Artes, eu (Luiz
Felipe), Jonathan e Jamile terminamos o dever e o Jonathan pediu a professora
para ele desenhar um cubo no quadro, depois a Jamile pediu e em seguida eu pedi
também. E como a professora permitiu, nós desenhamos.
Quando acabou a aula de Artes, a
professora Denize voltou para sala e foi apagar o quadro. Um dos desenhos ela
não conseguiu apagar porque foi feito com pincel de atômico e não o de quadro.
Aí ela perguntou quem tinha feito o desenho, mas ninguém admitiu. Foi então que
muitos colegas disseram ter visto eu, a Jamile e o Jonathan desenhando no
quadro.
A professora Denize disse que quando
se escreve com pincel atômico no quadro, fica difícil para apagar, podendo
estragar o quadro e quem fez o desenho deveria ser honesto e admitir para que
outra pessoa não levasse a culpa. E como ela tinha acabado de elogiar a turma
para a pedagoga, dizendo que a turma era “boa” e por isso queria fazer uma
festa de aniversariantes do 1º semestre, não era justo que ninguém fosse capaz
de confessar seu erro.
Alguns colegas quiseram dizer que foram eles,
como o Gustavo, por exemplo, mas só porque a professora poderia desistir da
festa! Eu, a Jamile e o Jonathan dissemos que não fomos nós.
A professora não aceitou e ficou
chateada porque ela disse que confiava na gente. E como a turma não estava
sendo honesta, ela estava pensando em não fazer a festa. Aí todo mundo começou
a dizer que fui eu e que era para eu admitir logo, mas não tinha sido eu!
A aula acabou sem ninguém admitir.
No outro dia, a professora Denize
falou que, como só eu, a Jamile e o Jonathan estávamos desenhando no quadro, só
poderia ter sido um de nós. Disse também que estava dando mais uma chance para
que a pessoa que fez confessasse e que ela não iria punir ninguém por causa de
um desenho.
Todo mundo continuou dizendo que fui
eu e queriam que eu confessasse, mas eu disse que não, que se fosse eu já teria
dito, mas todo mundo me culpava!
N meio das acusações a Jamile chamou
a professora e disse que foi ela, começou a chorar e abraçou a professora.
Depois me pediu desculpas por não ter admitido antes e me deu um abraço. Todos
bateram palmas!
A professora Denize falou que
admitir quando a gente erra é muito importante porque mostra que somos honestos
e temos bom caráter.
Depois teve a festa e foi muito
legal!!!
Autor: Luiz Felipe.
Colaboradores: Jamile e Jonathan.
Opinião
Oi,
meu nome é Samira, tenho 11 anos.
A Jamile teve medo de falar que foi
ela que fez o cubo e por isso todo mundo achou que tinha sido o Luiz Felipe. Aí
ela se comoveu, chamou a professora e falou que foi ela. Ela chorou e pediu
desculpa para o Luiz Felipe
Eu acho que a Jamile foi muito
sincera falando que foi ela, porque se ela não fosse honesta, o Luiz Felipe
podia ter levado a culpa.
JUSTIÇA
O que é justiça:
Justiça significa respeito à
igualdade de todos os cidadãos, e é um termo que vem do latim. É o princípio
básico que tem o objetivo de manter a ordem social através da preservação dos
direitos em sua forma legal.
Um a injustiça que aconteceu comigo, foi quando eu estava
andando pela quadra da escola, quando o “Zé” (Carlos Henrique) me deu um soco
nas costas e um pontapé.
Eu
não gostei porque, além de me machucar, foi uma brincadeira sem graça e me
deixou com muita raiva! Mas depois eu perdoei e continuamos a brincar de outra
coisa!
Autor: Gustavo.
Eu
estava brincando no recreio quando, derrepente fui surpreendido por uma maçã
que o Carlos Henrique jogou na minha cabeça. Fiquei furioso e pensei em bater
nele, mas desisti e perdoei ele, porque eu não ia gostar que ninguém me
batesse!
Autor: Marcos.
Eu
estava brincando de esconde-esconde na rua com minhas amigas, mas minha outra
amiga (B.) ficou com ciúme e fez fofoca, dizendo que eu era ruim e fazendo as
pessoas ficarem com raiva de mim.
Eu
não gostei porque me magoou, mas mesmo assim eu perdoei.
Autora: Thainá.
Uma
injustiça que cometi foi quando a professora estava lendo uma história e eu
fiquei implicando com os alunos, aí eu tive que sair da sala porque eu não
parei!
Outro
dia eu estava cantando na sala de aula, atrapalhando minha turma. E eu não
parava de cantar. Uma colega minha reclamou com a professora, que me tirou de
perto dela e me colocou na última cadeira.
Não
é justo atrapalhar a aula porque ninguém consegue aprender se não prestar
atenção!
Autor: Julyéverson.
Eu
cometi uma injustiça com o Marcos porque joguei uma maçã nele sem motivo! Foi
uma brincadeira sem graça, mas ele me perdoou.
Autor: Carlos Henrique.
RESPEITO
O que é respeito:
Respeito é um substantivo masculino oriundo do
latim respectus que é um sentimento
positivo e significa
ação ou efeito de respeitar, apreço,
consideração, deferência.
O respeito é um dos valores
mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O
respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra.
Muitas religiões abordam o tema do respeito pelo próximo, porque ele representa
uma das regras mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.
Na escola, um menino começou a me chamar de “quatro
olhos”. Eu me senti magoada e falei com os coordenadores. Eles chamaram o
menino e conversaram com ele. Aí o menino parou de me chamar desse apelido.
Autora:
Joyce.
Os apelidos que eu recebi dos meninos da 4ª série foram:
“cabelo de casa de marimbondo” e “paçoca torrada”, eu me senti muito ofendida e
falei para minha professora. Ela conversou com a professora deles e a
coordenação. Os coordenadores os buscaram na aula de Educação Física e
conversaram. Nós assinamos o caderno de ocorrências e felizmente tudo foi
resolvido. Ninguém mais me colocou apelido que ofendem.
Autora: Kássia.
Opinião
Na minha opinião, os apelidos que ofendem, que ficam
fazendo as pessoas ficarem chateadas não valem a pena! Para quê ofender as
pessoas chamando de “gorducho”, “magrelo”, “fedorento”, “veado”, “gay”, etc?
Mas apelidos tipo “fofinho”, “Dudu”, “pipoca”, etc, esses
apelidos não causam danos emocionais quando as pessoas que os recebem não se
sentem ofendidas.
Tenha RESPEITO aos outros! Falem apelidos que tenham
graça, mas sem ofender aos outros.
Autor:
Fabrício.
SOLIDARIEDADE
O que é solidariedade:
Solidariedade é o ato de
bondade com todas as pessoas a nossa volta, com prioridade das pessoas com mais
dificuldades alimentares, financeiras e físicas.
Um dia, lá na Bahia, eu estava brincando no quintal, caí
da escada e quebrei o cotovelo. Minha irmã ligou para a minha mãe no trabalho e
ela mandou me levar para a casa da amiga dela, a Chica.
Chica então me levou para o hospital e me colocaram
gesso.
Autora:
Débora.
Um dia, lá em casa, eu estava precisando de ajuda para
fazer o dever de casa. A minha mãe sentou do meu lado e me ajudou.
Autora:
Soffia.
Eu estava lá em casa e meu irmão na escola. Minha mãe foi
buscá-lo porque já estava na hora. Quando eles chegaram, meu irmão estava
chorando porque não sabia fazer o dever de casa que a professora passou. Aí eu
o ensinei a fazer o dever.
Autora:
Larissa.
Eu estava no pátio da escola, era hora do recreio. Eu vi
a Jamile chorando e fui até ela. Eu perguntei o que estava acontecendo e ela me
disse que havia caído na roda. Então eu a ajudei a se levantar e nós fomos
brincar de pega-pega com as meninas.
Autora:
Ingrid.
RESPONSABILIDADE
O que é responsabilidade:
Dever de arcar com o próprio comportamento ou com
as ações de outrem.
As responsabilidades na escola:
As
responsabilidades na escola são: fazer os deveres de casa e de sala; levantar a
mão quando a professora estiver explicando para tirar uma dúvida; não conversar
quando a professora estiver passando dever no quadro, estudar para as provas;
participar das aulas; etc.
Eu
sou responsável porque eu faço a minha parte!
Autora: Ramires.
Eu
não costumo fazer os deveres de casa, mas faço alguns de sala de aula; às vezes
estudo para as provas; procuro não bater mais nos meus colegas e não xingo.
Eu
não tenho sido muito responsável com meus deveres, tenho que melhorar.
Autor: Willian.
CONSTRUÇÃO DO NOSSO LOGOTIPO
Cada aluno fez um desenho pensando no tema principal do nosso projeto e tendo em vista o conceito de "logotipo" e alguns exemplos.
Depois foi aberto a votação.
O escolhido foi o do Luiz Felipe e eu e alguns colegas demos sugestões para torná-lo o mais "representativo" de nosso projeto possível.
O passo seguinte foi ampliar o desenho, etapa feita por Luiz Felipe e eu. E logo após colorimos com a ajuda dos colegas da turma.




O escolhido foi o do Luiz Felipe e eu e alguns colegas demos sugestões para torná-lo o mais "representativo" de nosso projeto possível.
O passo seguinte foi ampliar o desenho, etapa feita por Luiz Felipe e eu. E logo após colorimos com a ajuda dos colegas da turma.




![]() |
Professora Denize e Luiz Felipe |
PARABÉNS LUIZ!
Esse foi o vencedor do concurso "Logotipo do Projeto"
O prêmio é simples para o talento, mas é com carinho!
MACC - MOSTRA ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E CULTURAL
EMEF "NOVO HORIZONTE"
Finalmente o dia da mostra cultura em nossa escola!
Conseguimos dividir nossas experiências e conhecimentos com os colegas, professores, familiares e demais visitantes...
![]() |
Painel feito em conjunto com o 4º ano "A" |
![]() |
Tela de apresentação do vídeo da turma e logotipo do projeto |
![]() |
Alguns visitantes. |
![]() |
Alunos e familiares da nossa turma. |
Boa noite...
ResponderExcluirFoi um dia cansativo, mas muito bom porque apresentamos nosso vídeo e nossas ideias na mostra cultural (MACC) da escola. PARABÉNS A VOCÊS, MEUS QUERIDOS ALUNOS!!!
Beijos da professora que pega no pé mesmo, mas com todas as boas intenções, é claro!!! ;)
Ehhhhhhhhhhh
ResponderExcluirConseguimos publicar o vídeo produzido para a MACC finalmente!
Ontem a noite tentei várias vezes e não consegui, mas hoje a profª Noeme me ajudou a mexer no arquivo para ele não ficar tão pesado e agora consegui postar!
Espero q todos gostem, muitos bjussssssssss!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirQue ótimo profª Denize, é o trabalho compartilhado que favorece! Sucessos, e apesar das dificuldades tecnológicas, aos poucos vamos conseguindo fazer os ajustes. O bom é ver o envolvimento e interesse da turma nas atividades! O vídeo é uma reflexão muito boa, parabéns aos talentos dos alunos.
Excluirficou muito legal parabéns professora bjus!
ResponderExcluirParabéns para nós! Bjus!
Excluirlindo e tão bom fazer tudo em grupo
ResponderExcluirParabéns ao 4° Ano C! Blog muito bem elaborado e com ótimo conteúdo.
ResponderExcluirParabéns!!
Obrigada Kassia e mmmmmmmmmmmm (Renato)... rs...
ResponderExcluirAdorei! Está tudo tão organizadinho que não dá nem vontade de sair daqui. Que show de Blog!
ResponderExcluirBeijoquinhas,
Rosângela.
Estou adorando visitar o blog, cada parte que leio fico mais encantada. =)
ResponderExcluirGostei muito dos relatos dos alunos, estão todos realmente envolvidos!
Com certeza o blog está sendo uma experiência única para os alunos e eles levarão isso para a vida toda.
Beijinhos