NOSSAS AÇÕES - do projeto

Olá, 

Sou a professora Denize e vou contar para vocês como nosso projeto foi idealizado e como está sendo conduzido.
Bem, começamos por pensar em nossas ações diárias, como estavam nossas aulas e principalmente nosso recreio (brincadeiras ofensivas, agressivas, falta de compreensão, de paciência, etc). Refletimos sobre isso e percebemos que precisávamos mudar algumas atitudes para que nossa convivência em um espaço público comum se tornasse mais "sustentável".

Estudamos alguns conceitos sobre valores humanos e os adaptamos, reorganizando nossas práticas e escolhemos trabalhar com aqueles que achamos importantes para nosso projeto: RESPEITO, HONESTIDADE, JUSTIÇA, RESPONSABILIDADE E SOLIDARIEDADE.

Passei um pequeno vídeo ("Eu, o outro e o meio", disponível na aba "O PROJETO") que fiz para um outro projeto da escola onde trabalho à tarde, mas que se encaixava bem com o nosso.
Mais uma vez debatemos, buscando exemplos no nosso dia-a-dia. Depois produzimos textos com nossas experiências e opiniões que serão publicados mais adiante.

Posteriormente passei um outro vídeo: "Estudante" (também já está disponível na aba "O PROJETO") falarmos sobre as responsabilidades que temos como estudantes e que precisamos ter dedicação, mesmo com algumas dificuldades e desafios.

Ah, ía me esquecendo... para proporcionar um momento de confraternização da turma resolvi organizar a "festa de aniversariantes do semestre" onde pudéssemos trabalhar juntos para a organização e arrumação de tudo, nos divertir e compartilhar (saber dividir) as "guloseimas"!




   
Hoje temos a prática de discutir todas as coisas que achamos necessárias para tentar resolver os conflitos! 



Também procuro relacionar nossos conteúdos específicos das disciplinas com nosso projeto, como foi o caso do estudo de História do município da Serra: Insurreição de Queimados. Aproveitamos para falar sobre a crueldade que algumas são capazes quando se julgam superiores às outras!







Contamos a história da Insurreição de Queimados através de uma síntese em capítulos e fizemos desenhos desses capítulos.
O 4º ano "A" da professora Alexa também fez esse trabalho e nós faremos um mural na mostra cultura que acontecerá no dia 01 de outubro, na EMEF Novo Horizonte, a partir das 9h. 

Quando finalmente tínhamos bastante material pronto, resolvi montar o blog de acordo com o que o tempo me permitiu... e assim que foram feitas as primeiras publicações, fizemos os convites para a comunidade escolar:

 





 


E AGORA OS TEXTOS DOS ALUNOS SOBRE VALORES HUMANOS


HONESTIDADE

O que é Honestidade:
Honestidade é uma qualidade de ser verdadeiro; não mentirnão fraudarnão enganar. A honestidade é honra, uma  qualidade da pessoa, ou de uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo.

 Relato

            Um dia, na aula de Artes, eu (Luiz Felipe), Jonathan e Jamile terminamos o dever e o Jonathan pediu a professora para ele desenhar um cubo no quadro, depois a Jamile pediu e em seguida eu pedi também. E como a professora permitiu, nós desenhamos.
            Quando acabou a aula de Artes, a professora Denize voltou para sala e foi apagar o quadro. Um dos desenhos ela não conseguiu apagar porque foi feito com pincel de atômico e não o de quadro. Aí ela perguntou quem tinha feito o desenho, mas ninguém admitiu. Foi então que muitos colegas disseram ter visto eu, a Jamile e o Jonathan desenhando no quadro.
            A professora Denize disse que quando se escreve com pincel atômico no quadro, fica difícil para apagar, podendo estragar o quadro e quem fez o desenho deveria ser honesto e admitir para que outra pessoa não levasse a culpa. E como ela tinha acabado de elogiar a turma para a pedagoga, dizendo que a turma era “boa” e por isso queria fazer uma festa de aniversariantes do 1º semestre, não era justo que ninguém fosse capaz de confessar seu erro.
             Alguns colegas quiseram dizer que foram eles, como o Gustavo, por exemplo, mas só porque a professora poderia desistir da festa! Eu, a Jamile e o Jonathan dissemos que não fomos nós.
            A professora não aceitou e ficou chateada porque ela disse que confiava na gente. E como a turma não estava sendo honesta, ela estava pensando em não fazer a festa. Aí todo mundo começou a dizer que fui eu e que era para eu admitir logo, mas não tinha sido eu!
            A aula acabou sem ninguém admitir.
            No outro dia, a professora Denize falou que, como só eu, a Jamile e o Jonathan estávamos desenhando no quadro, só poderia ter sido um de nós. Disse também que estava dando mais uma chance para que a pessoa que fez confessasse e que ela não iria punir ninguém por causa de um desenho.
            Todo mundo continuou dizendo que fui eu e queriam que eu confessasse, mas eu disse que não, que se fosse eu já teria dito, mas todo mundo me culpava!
            N meio das acusações a Jamile chamou a professora e disse que foi ela, começou a chorar e abraçou a professora. Depois me pediu desculpas por não ter admitido antes e me deu um abraço. Todos bateram palmas!
            A professora Denize falou que admitir quando a gente erra é muito importante porque mostra que somos honestos e temos bom caráter.
            Depois teve a festa e foi muito legal!!!

Autor: Luiz Felipe.
Colaboradores: Jamile e Jonathan.


Opinião

Oi, meu nome é Samira, tenho 11 anos.

            A Jamile teve medo de falar que foi ela que fez o cubo e por isso todo mundo achou que tinha sido o Luiz Felipe. Aí ela se comoveu, chamou a professora e falou que foi ela. Ela chorou e pediu desculpa para o Luiz Felipe
            Eu acho que a Jamile foi muito sincera falando que foi ela, porque se ela não fosse honesta, o Luiz Felipe podia ter levado a culpa.


JUSTIÇA
O que é justiça:
Justiça significa respeito à igualdade de todos os cidadãos, e é um termo que vem do latim. É o princípio básico que tem o objetivo de manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.

            Um a injustiça que aconteceu comigo, foi quando eu estava andando pela quadra da escola, quando o “Zé” (Carlos Henrique) me deu um soco nas costas e um pontapé.
            Eu não gostei porque, além de me machucar, foi uma brincadeira sem graça e me deixou com muita raiva! Mas depois eu perdoei e continuamos a brincar de outra coisa!
Autor: Gustavo.

            Eu estava brincando no recreio quando, derrepente fui surpreendido por uma maçã que o Carlos Henrique jogou na minha cabeça. Fiquei furioso e pensei em bater nele, mas desisti e perdoei ele, porque eu não ia gostar que ninguém me batesse!
Autor: Marcos.

            Eu estava brincando de esconde-esconde na rua com minhas amigas, mas minha outra amiga (B.) ficou com ciúme e fez fofoca, dizendo que eu era ruim e fazendo as pessoas ficarem com raiva de mim.
            Eu não gostei porque me magoou, mas mesmo assim eu perdoei.
Autora: Thainá.

            Uma injustiça que cometi foi quando a professora estava lendo uma história e eu fiquei implicando com os alunos, aí eu tive que sair da sala porque eu não parei!
            Outro dia eu estava cantando na sala de aula, atrapalhando minha turma. E eu não parava de cantar. Uma colega minha reclamou com a professora, que me tirou de perto dela e me colocou na última cadeira.
            Não é justo atrapalhar a aula porque ninguém consegue aprender se não prestar atenção!
Autor: Julyéverson.

            Eu cometi uma injustiça com o Marcos porque joguei uma maçã nele sem motivo! Foi uma brincadeira sem graça, mas ele me perdoou.
Autor: Carlos Henrique.


RESPEITO
O que é respeito:

Respeito é um substantivo masculino oriundo do latim respectus que é um sentimento positivo e significa ação ou efeito de respeitar, apreço, consideração, deferência.
O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra. Muitas religiões abordam o tema do respeito pelo próximo, porque ele representa uma das regras mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.

            Na escola, um menino começou a me chamar de “quatro olhos”. Eu me senti magoada e falei com os coordenadores. Eles chamaram o menino e conversaram com ele. Aí o menino parou de me chamar desse apelido.
Autora: Joyce.

            Os apelidos que eu recebi dos meninos da 4ª série foram: “cabelo de casa de marimbondo” e “paçoca torrada”, eu me senti muito ofendida e falei para minha professora. Ela conversou com a professora deles e a coordenação. Os coordenadores os buscaram na aula de Educação Física e conversaram. Nós assinamos o caderno de ocorrências e felizmente tudo foi resolvido. Ninguém mais me colocou apelido que ofendem.
Autora: Kássia.

Opinião

            Na minha opinião, os apelidos que ofendem, que ficam fazendo as pessoas ficarem chateadas não valem a pena! Para quê ofender as pessoas chamando de “gorducho”, “magrelo”, “fedorento”, “veado”, “gay”, etc?
            Mas apelidos tipo “fofinho”, “Dudu”, “pipoca”, etc, esses apelidos não causam danos emocionais quando as pessoas que os recebem não se sentem ofendidas.
            Tenha RESPEITO aos outros! Falem apelidos que tenham graça, mas sem ofender aos outros.

Autor: Fabrício.

SOLIDARIEDADE
O que é solidariedade:
Solidariedade é o ato de bondade com todas as pessoas a nossa volta, com prioridade das pessoas com mais dificuldades alimentares, financeiras e físicas.

            Um dia, lá na Bahia, eu estava brincando no quintal, caí da escada e quebrei o cotovelo. Minha irmã ligou para a minha mãe no trabalho e ela mandou me levar para a casa da amiga dela, a Chica.
            Chica então me levou para o hospital e me colocaram gesso.
Autora: Débora.

            Um dia, lá em casa, eu estava precisando de ajuda para fazer o dever de casa. A minha mãe sentou do meu lado e me ajudou.
Autora: Soffia.

            Eu estava lá em casa e meu irmão na escola. Minha mãe foi buscá-lo porque já estava na hora. Quando eles chegaram, meu irmão estava chorando porque não sabia fazer o dever de casa que a professora passou. Aí eu o ensinei a fazer o dever.
Autora: Larissa.

            Eu estava no pátio da escola, era hora do recreio. Eu vi a Jamile chorando e fui até ela. Eu perguntei o que estava acontecendo e ela me disse que havia caído na roda. Então eu a ajudei a se levantar e nós fomos brincar de pega-pega com as meninas.
Autora: Ingrid.

RESPONSABILIDADE

O que é responsabilidade:
Dever de arcar com o próprio comportamento ou com as ações de outrem.

As responsabilidades na escola:

            As responsabilidades na escola são: fazer os deveres de casa e de sala; levantar a mão quando a professora estiver explicando para tirar uma dúvida; não conversar quando a professora estiver passando dever no quadro, estudar para as provas; participar das aulas; etc.

            Eu sou responsável porque eu faço a minha parte!
Autora: Ramires.

            Eu não costumo fazer os deveres de casa, mas faço alguns de sala de aula; às vezes estudo para as provas; procuro não bater mais nos meus colegas e não xingo.
            Eu não tenho sido muito responsável com meus deveres, tenho que melhorar.
Autor: Willian.


CONSTRUÇÃO DO NOSSO LOGOTIPO
Cada aluno fez um desenho pensando no tema principal do nosso projeto e tendo em vista o conceito de "logotipo" e alguns exemplos.
Depois foi aberto a votação.
O escolhido foi o do Luiz Felipe e eu e alguns colegas demos sugestões para torná-lo o mais "representativo" de nosso projeto possível.
O passo seguinte foi ampliar o desenho, etapa feita por Luiz Felipe e eu. E logo após colorimos com a ajuda dos colegas da turma.


 







Professora Denize e Luiz Felipe


PARABÉNS LUIZ!
Esse foi o vencedor do concurso "Logotipo do Projeto"
O prêmio é simples para o talento, mas é com carinho!




MACC - MOSTRA ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E CULTURAL

EMEF "NOVO HORIZONTE"

Finalmente o dia da mostra cultura em nossa escola!

Conseguimos dividir nossas experiências e conhecimentos com os colegas, professores, familiares e demais visitantes...

Painel feito em conjunto com o 4º ano "A"

Tela de apresentação do vídeo da turma e logotipo do projeto

Alguns visitantes.

Alunos e familiares da nossa turma.

"Prestigiando nossos trabalhos!"


"SÍNTESE DO NOSSO PROJETO

NOSSO VÍDEO"






CONTINUANDO...

Após a MACC interna, demos continuidade aos nossos trabalhos e tudo que tínhamos planejado.
Estudamos principalmente Português com as correções coletivas dos textos produzidos, identificando os erros, dando sugestões e aplicando tudo que aprendemos em relação à escrita. E Matemática aproveitando o logotipo (que foi feito com alguns retângulos de papelão, formando um quebra-cabeça). Estudamos Geometria plana com o cálculo de perímetro e área, bem como multiplicação.
Também não podíamos esquecer de organizar a festa dos aniversariantes do 2º semestre! Assim, escolhemos por votação, o tema da festa que seria "Natal"
Isso nos possibilitou aprofundar os trabalhos com Ciências e Geografia com os estudos dos impactos das ações humanas sobre o ambiente; os conceitos de "reduzir, reaproveitar e reciclar";  os recursos naturais; tudo para entender e escolher com consciência os materiais que usaríamos para confeccionar os enfeites natalinos de nossa festa e até mesmo sobre o que consumir e quais utensílios usar.
Fizemos árvore de natal, estrelas, bolinhas e bichinhos, tudo de papelão, jornal, revistas, palito de picolé, retalhos (sobras) de EVA, barbante, cola, tinta guache, cola com gliter;Escolhemos papel, papelão e palito de picolé porque desse jeito reaproveitaríamos materiais que iriam para o lixo, reduziríamos o consumo de papéis comprados de papelaria, além de ser material reciclável. Mas mesmo que não seja reciclado depois, o papel e a madeira levam bem menos tempo para se decompor na natureza do que plástico por exemplo;

PAPEL: mais ou menos 3 meses para se decompor na natureza.
MADEIRA: mais ou menos 6 meses para se decompor na natureza.
PLÁSTICO: mais ou menos 450 anos para se decompor na natureza.

 

 

 

 

 

 

 





11 comentários:

  1. Boa noite...
    Foi um dia cansativo, mas muito bom porque apresentamos nosso vídeo e nossas ideias na mostra cultural (MACC) da escola. PARABÉNS A VOCÊS, MEUS QUERIDOS ALUNOS!!!
    Beijos da professora que pega no pé mesmo, mas com todas as boas intenções, é claro!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Ehhhhhhhhhhh
    Conseguimos publicar o vídeo produzido para a MACC finalmente!
    Ontem a noite tentei várias vezes e não consegui, mas hoje a profª Noeme me ajudou a mexer no arquivo para ele não ficar tão pesado e agora consegui postar!
    Espero q todos gostem, muitos bjussssssssss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Que ótimo profª Denize, é o trabalho compartilhado que favorece! Sucessos, e apesar das dificuldades tecnológicas, aos poucos vamos conseguindo fazer os ajustes. O bom é ver o envolvimento e interesse da turma nas atividades! O vídeo é uma reflexão muito boa, parabéns aos talentos dos alunos.

      Excluir
  3. ficou muito legal parabéns professora bjus!

    ResponderExcluir
  4. lindo e tão bom fazer tudo em grupo

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao 4° Ano C! Blog muito bem elaborado e com ótimo conteúdo.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Kassia e mmmmmmmmmmmm (Renato)... rs...

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Está tudo tão organizadinho que não dá nem vontade de sair daqui. Que show de Blog!
    Beijoquinhas,
    Rosângela.

    ResponderExcluir
  8. Estou adorando visitar o blog, cada parte que leio fico mais encantada. =)

    Gostei muito dos relatos dos alunos, estão todos realmente envolvidos!
    Com certeza o blog está sendo uma experiência única para os alunos e eles levarão isso para a vida toda.

    Beijinhos

    ResponderExcluir